Aquecedores a gás

Não! Aquecedores a gás são equipamento extremamente seguros, especialmente se tratando das versões digitais que possuem alta tecnologia e diversos dispositivos de segurança incorporados.

Mas isso não quer dizer que você não deva ficar atento. A maioria esmagadora dos acidentes com aquecedores a gás estão relacionados a sua instalação, que muitas vezes é executada por pessoas leigas e profissionais sem a qualificação necessária para tal. Muita gente acaba contratando encanadores, eletricistas e quebra-galhos para instalar seu equipamento. 

Saiba que a instalação dos aquecedores a gás precisa seguir rigorosamente as normas de segurança. Por isso é imprescindível a contratação de profissionais qualificados. Assim você garante a sua segurança e da sua família.

Não! Além da diferença de qualidade de marca para marca existem várias diferenças entre os modelos. Se é um aquecedor a gás com tecnologia mecânica ou digital, tipo de gás, capacidade, etc. Cada um com suas qualidades e defeitos, atendendo as mais diversas demandas.

À primeira vista isso pode ser bastante confuso para alguém leigo, por isso não pense duas vezes em consultar profissionais para esclarecer suas dúvidas. 

No nosso blog você também vai encontrar vários artigos que vão te ensinar tudo o que você  precisa saber antes de fazer a compra correta.

NÃO! Instalar o aquecedor a gás dentro do banheiro coloca a sua saúde em risco e da sua família, sendo algo extremamente perigoso. 

A norma NBR 13103 proíbe a instalação de aquecedores a gás em locais sem ventilação permanente, e isso inclui os banheiros. 

No entanto existe uma tecnologia que alguns modelos de aquecedores a gás possuem que permitem que eles sejam instalados em banheiros e outros locais confinados. São os aquecedores a gás de fluxo balanceado. 

São equipamentos hermeticamente isolados que não consomem o oxigênio do ambiente para realizar sua combustão.

Esse tipo de equipamento é seguro e está dentro da norma NBR 13103, no entanto possuem um custo consideravelmente maior que os aquecedores sem essa tecnologia.

Não! A instalação do aquecedor a gás precisa seguir rígidas normas de segurança como descritas na NBR 13103.

Sendo assim a instalação do equipamento deve ser feita por profissionais capacitados. Assim você e sua família não correm riscos e a garantia do seu aquecedor não é comprometida.

É possível que o gás queimado produzido pelo aquecedor a gás esteja retornando pelas janelas da casa por conta do vento. Isso pode acontecer inclusive quando seu vizinho utiliza o aquecedor a gás dele. 

No entanto existem outros fatores que podem causar o retorno dos gases queimados para dentro de sua residência. Situações como chaminés mal encaixadas, dutos de exaustão furados e até aquecedores a gás com defeito. 

Seja qual for o caso, recomendamos que entre em contato imediatamente com uma assistência técnica autorizada para verificar o problema e saná-lo. 

Quando acumulados os gases produzidos pela queima do aquecedor são prejudiciais à saúde. Por isso caso sinta cheiro de gás interrompa imediatamente a utilização do equipamento e entre em contato com uma assistência técnica.

A litragem do aquecedor a gás diz respeito ao volume de água que o equipamento é capaz de aquecer. Ou seja, é a capacidade de esquentar água do aquecedor a gás.

Isso vai determinar quantos pontos de consumo de água quente você conseguirá utilizar simultaneamente.

Para facilitar a sua escolha nossos produtos no site possuem indicadores de quantas duchas e torneiras são capazes de atender. Além disso você pode utilizar nosso dimensionador que vai te ajudar nessa tarefa.

Sim! Contanto que a residência possua a infraestrutura hidráulica de água quente e fria e de gás.

Caso a sua ainda não possua essa infraestrutura recomendamos entrar em contato com uma empresa especializada no seguimento.

Sim, mas vai depender do tipo do gás do aquecedor. Existem modelos de aquecedor a gás que utilizam GLP (gás de botijão) e GN (gás encanado). 

No entanto a quantidade e o tamanho dos botijões devem ser dimensionados de acordo com o modelo do aquecedor a gás. 

Você pode utilizar qualquer ducha para banho (só não confunda com chuveiros elétricos). No entanto fique atento a sua vazão. Recomendamos utilizar duchas com vazão de 8 a 12 litros de água por minuto. 

Assim você terá um banho confortável, com bom volume de água, sem exageros e contas de água excessivas.

Sim! Se você comparar a mesma vazão de água tanto no aquecedor a gás quanto no chuveiro elétrico a economia pode chegar a até 50%, dependendo do custo do gás e da energia elétrica na sua região.

Sim! O aquecedor a gás (também conhecido como aquecedor de passagem) só aciona quando você abre algum ponto de consumo de água quente. Isso significa que você só terá consumo de gás quando utilizar água.

Já o boiler a gás (também conhecido como aquecedor de acumulação) possui um termostato que tem a função de manter quente toda a água armazenada no boiler, mesmo quando não haja ninguém utilizando. Consequentemente isso acaba aumentando o consumo de gás.

Depende. Aquecedores a gás mecânicos que possuem exaustão natural usualmente funcionam a pilha. Sendo assim você conseguiria utilizá-lo sem energia elétrica.

Já os aquecedores a gás digitais, ou de exaustão forçada, são alimentados por uma tomada elétrica. Logo precisam de energia elétrica para seu funcionamento.

No entanto existe uma solução bastante simples caso você precise utilizar aquecedores a gás digitais mesmo em caso de quedas de energia elétrica que é a utilização de um nobreak (com onda senoidal).

No nosso blog você poderá encontrar mais informações sobre isso.

Também conhecido como display digital, o controle eletrônico dos aquecedores a gás digitais possuem várias funcionalidades. Sendo a principal delas a possibilidade de configurar a temperatura exata do seu banho.

Mas além disso ele também pode exibir informações úteis como o autodiagnóstico no caso de haver algum problema. Em alguns modelos você também poderá monitorar a vazão da água, tempo de banho e etc. 

Atualmente alguns novos modelos de aquecedores possuem uma tecnologia wifi onde você pode controlar seu aquecedor a gás através de um aplicativo de celular. Evolução e tecnologia!

Todo aquecedor a gás precisa de uma pressão mínima de água para seu acionamento. Essa pressão varia de modelo para modelo, mas normalmente está entre 2 e 7 m.c.a. No entanto isso não garante necessariamente um banho confortável.

Para um banho realmente satisfatório recomendamos  uma pressão de água a partir de 10 m.c.a. Mas isso depende do gosto pessoal de cada um, mas lembre-se, a pressão excessiva também pode ser bastante desconfortável. 

Não!

São sistemas completamente diferentes, apesar de ambos utilizarem o gás como seu combustível. 

Os aquecedores a gás são utilizados apenas para o aquecimento da água.

Os aquecedores a gás são equipamentos bastante eficientes, isso por si só já gera uma boa economia se comparado com outros sistemas de aquecimento como o chuveiro elétrico por exemplo.

No entanto existem maneiras de economizar ainda mais. Você pode instalar um restritor de vazão na sua ducha. Assim você vai reduzir o gasto com água e consequentemente o gasto com gás.

Também recomendamos que você invista em duchas econômicas que possuem vazões menores já de fábricas. Duchas com vazão de 6 a 8 l/min ainda são bastante confortáveis e gastam muito pouco.

Boiler

O boiler nada mais é do que um reservatório térmico que além de esquentar a água também é capaz de mantê-la quente até que seja consumida. É como se fosse uma caixa d’água de água quente.

Por isso o boiler também é conhecido como aquecedor de acumulação, pois mantém a água quente acumulada até seu uso. 

Existem diferentes boilers com diferentes fontes de aquecimento.

Boiler a gás: Utiliza o gás para alimentar uma chama que aquecerá a água;

Boiler elétrico: Utiliza a eletricidade que alimentará uma resistência que aquecerá a água;

Boiler solar: Recebe a água já quente enviada pelos coletores solares, mas também possui uma resistência elétrica, utilizada como apoio para dias onde o sol não foi suficiente para o aquecimento completo;

Boiler híbrido: São os equipamentos que utilizam mais de uma fonte de aquecimento como por exemplo gás e eletricidade.

No nosso site você vai achar o boiler a gás e o elétrico.

Apesar de seu funcionamento variar um pouco de acordo com sua fonte de aquecimento os boilers são equipamentos bastante simples.

Resumindo, boilers são reservatórios térmicos que esquentarão e manterão a água quente. Sendo assim todos possuem um termostato, responsável pela regulagem da temperatura.

A capacidade de um boiler varia bastante, especialmente de acordo com seu tipo e marca, mas para a demanda residencial costuma variar entre 30 litros e 1.500 litros. 

Já para demanda comercial e industrial os boilers podem chegar a capacidades de armazenamento de 5.000, 10.000 litros de água.

Depende.

Boilers elétricos e boilers a gás geralmente são construídos com alta pressão. Isso significa que ele suporta até 40 m.c.a de pressão de água (ou 4 kgf/cm²).

Já o boiler solar, além de suas versões de alta pressão, também é fabricado em baixa pressão, suportando apenas 5 m.c.a., e média pressão, suportando até 20 m.c.a de pressão de água.

A função de ambos é a mesma.

O boiler a gás tem uma instalação um pouco mais complexa já que precisa ser instalado em um local com ventilação permanente, além de necessitar de uma tubulação para o gás e uma saída para a exaustão do gás queimado. 

No entanto sua principal vantagem é que ele não precisa de energia elétrica para funcionar. Sendo assim você continuará tomando seu banho quente mesmo em caso de falta de energia.

Já o boiler elétrico possui mais liberdade para sua instalação, precisando apenas de alimentação elétrica (que pode variar de acordo com a potência de sua resistência elétrica) e tubulação hidráulica. E dispensa a necessidade de ventilação e coisas do gênero.

Depende de onde exatamente está localizado o vazamento.

Caso esse vazamento esteja na tubulação ou mesmo nas conexões de água, o conserto costuma ser simples, bastando refazer o trecho hidráulico.

Agora no caso de o vazamento ser no corpo do boiler, ou seja, em sua carcaça, isso é sinal de que seu equipamento está furado. Nesse caso, especialmente se for um equipamento mais antigo, com 10, 15 anos, é necessária a substituição completa do boiler.

Seja qual for a sua situação, recomendamos entrar em contato com uma assistência técnica especializada.

Como dissemos anteriormente o boiler é um equipamento bastante simples. Sendo assim, geralmente os componentes que costumam apresentar defeitos são a sua resistência elétrica ou termostato. Ambos são substituíveis.

No entanto, antes de entrar em contato com uma assistência técnica especializada, verifique o disjuntor responsável pelo abastecimento elétrico do boiler.

Bomba Pressurizadora de água

Basicamente para solucionar um problema bastante comum que é a falta de pressão e/ou vazão de água numa rede hidráulica. 

É um equipamento que aumenta a pressão de água. E vem sendo cada vez mais usado no Brasil.

Pode ser como um conjunto hidráulico onde se possa encontrar pressões superior a 5 m.c.a. (ou 0,5 kgf/cm²).

Um sistema de pressurização de água pode ser constituído por pressão natural, gerada pela diferença de altura entre a caixa d’água (ou outra origem da água) e o ponto de consumo, como duchas e torneiras. Mas também pode ser composto também por pressão mecânica, nesse caso gerado por uma ou mais bombas pressurizadoras de água. 

Não. 

Você só vai precisar de uma bomba pressurizadora de água se a pressão da sua rede hidráulica for insuficiente. 

Infelizmente insuficiência de pressão de água é bastante comum, especialmente em casas térreas. 

Se for seu caso, recomendamos a utilização da bomba pressurizadora pois vários equipamentos, como aquecedores a gás, geladeiras e afins, só funcionam corretamente com a pressão adequada. 

Não!

Existe uma grande variedade de equipamentos, com diversos parâmetros como potência, vazão, pressão máxima, temperatura da água, etc.

No nosso site você encontrará um dimensionador que te ajudará a escolher a bomba pressurizadora ideal para suas necessidades, mas em caso de dúvida você pode consultar um dos nossos especialistas. 

Além da capacidade do equipamento como vazão e potência, temos basicamente duas variações de bombas pressurizadoras de água que dizem respeito a seu sistema de acionamento: 

Fluxostato: 

Como seu nome sugere a bomba aciona quando detecta fluxo de água. Sendo assim a sua rede hidráulica só é pressurizada quando algum ponto de consumo de água é aberto.

Sua instalação deve ser necessariamente feita abaixo do nível do fundo de caixa d’água. 

Esse sistema tem como vantagem a possibilidade de ser instalado em redes hidráulicas mais antigas (pois força bem menos a tubulação). 

Outra vantagem é seu preço mais baixo em relação a outros sistemas de acionamento.

Pressostato:

Aqui a bomba pressurizadora de água aciona quando detecta um diferencial de pressão na rede hidráulica. Sendo assim nesse sistema a rede hidráulica é mantida sempre pressurizada.

Equipamentos com pressostato podem ser instalados acima ou abaixo do nível da caixa d’água. 

De maneira simplificada, inversor ou variador de frequência é um componente eletrônico que algumas bombas pressurizadoras possuem que controla a velocidade dos motores de acordo com o volume de água.

Assim temos uma pressão constante em toda rede hidráulica independente do volume de água utilizado, evitando assim pressão excessiva quando se utiliza pouca água. 

É um conjunto de duas ou mais bombas pressurizadoras de água, também conhecido como sistema de pressurização central de água, que são utilizadas para gerar pressão e vazão de acordo com a necessidade requisitada.

Este tipo de sistema foi criado para atender locais que possuem uma alta demanda de vazão e pressão de água, assim como residências de alto padrão, escolas, hospitais, academias, hotéis e afins.

Sistema de Recirculação de Água

É um sistema que retornará a água fria que fica acumulada na tubulação entre o sistema de aquecimento de água central e os pontos de consumo, para o sistema de aquecimento. 

Assim toda essa água, que de outra forma seria descartada na hora do seu banho, é reaproveitada. 

Além de evitar o desperdício de água você também poupa todo o tempo de espera pela água quente chegar até o ponto de consumo.

Sim, contanto que você possua uma linha de retorno dos pontos de consumo até o sistema de aquecimento de água central. 

Sem essa linha de retorno não é possível instalar o sistema de recirculação de água

Se o seu sistema hidráulico tiver algum componente que o torne fechado, como por exemplo uma bomba pressurizadora de água, você precisará de um sistema de recirculação equipado com um vaso de expansão para lidar com a expansão da água.